segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Um prazer que também é economia

Pegar no bebé, no Hugo e no Bobi (o carrinho de compras) e seguir para a feira local aos sábados de manhã para comprar frutas e legumes frescos. Alguns feirantes são fornecedores de alguns supermercados - por exemplo, o vendedor de mini tomates chucha e pimentos padrón fornece também ao Pingo Doce - mas a frescura e o preço são bastantes diferentes. Nada como eliminar o intermediário, seja em que actividade for.

Por um Bobi a abarrotar de produtos que nos dá para a semana toda e mais uns dias, é raro pagarmos mais de dez euros. Já comparei - não ao pormenor, como calculam - e a diferença de preço era na ordem dos 30, 40%. Claro que só compro produtos da estação: para produtos viajados, como frutas tropicais, o preço é bastante parecido com o dos supermercados, a menos que se compre caixas de dois ou três quilos de fruta bastante madura que são vendidas ao preço da chuva.

Além do preço, há sempre uma sensação de regresso aos prazeres simples: encontrar legumes que ficam fora dos supermercados por não terem o calibre X ou Y (pepinos do tamanho de fémures e beterrabas do tamanho de cabeças), alguns vegetais estranhos que crescem no quintal dos feirantes e que ninguém faz ideia de como se preparam, as batatas-doces cheias de terra, fruta bicada, o menino das couves que brinca com o Gabriel, a senhora que me parte a abóbora aos bocados por causa das minhas tendinites várias. É tudo tão simples e antigo na feira.

Dados práticos: o nosso último Bobi trouxe 2 kgs de batatas normais, um de batata-doce, dois de peras e maçãs mistas, um enorme cacho de bananas, três diospiros, três alhos franceses, três nabos gigantescos com muita rama, alface, dois quilos de abóbora já descascadinha e partida, duas ou três courgettes enormes, um brócolo enorme também - é tudo muito grande - cebolas, alho, pimentos, pepinos muitas cenouras pequeninas e sujas de terra. Paguei cerca de onze euros. O Bobi, coitado, mal conseguiu subir a ladeira mesmo com o Hugo a empurrar.

1 comentário:

Pekala disse...

Por aqui idem,ao sábado vou sempre à praça,compro batatas,legumes e fruta para toda a semana e mais cebolas e alhos e vinho e pimentos e peixe e azeitonas,o peixe não sai muito barato mas ajuda ser assídua,as senhoras arredondam pra baixo:)