quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Detergente da roupa

Esta li no Yahoo! há uns bons meses, junto com outras dicas de tratamento de roupa que, como péssima dona de casa que sou, ignorei olimpicamente. Mas como esta dica mexia no meu bolso, concretamente para melhor, experimentei.

Usar sempre, e em qualquer caso, a dosagem mínima de detergente e amaciador. Eu sou daquelas que dava sempre o chorinho no fim, mais uma pinguinha de amaciador, mais uma pastilhinha de sabão. Experimentei a tal da dosagem mínima e, que incrível, a roupa saiu exactamente igual à roupa lavada com chorinho de produtos - fez-me lembrar uma dica da comunidade "Fazendo Muito com Pouca Grana", que também adoro, que diz para lavar a roupa com uma colher de sopa de detergente. Hmmm, nunca tentei, quem sabe um dia.

Ainda sobre lavagem de roupa: já me falaram muito sobre a okoball, mas li na proteste que é igual a lavar só com água, portanto, chapéu. Adoro cheirinho de detergente, os ecologistas que saibam perdoar esta pecadora.

Sobre detergente, e seguindo uma das Bíblias desta casa - O Economista Disfarçado, de Tim Hartford - uso o mais barato, bem como em quase tudo. Mas sobre isso, voltarei a falar um dia.

7 comentários:

Pekala disse...

Uma amiga minha comprou a Ecobola e está bem feliz;)
A roupa sai lavadinha e sem nódoas,tudo perfeito mas,obviamente,não tem cheiro.Portanto a dica é:compras um amaciador daqueles dos mais baratuchos mas bem cheiroso e metes uma gotinha em cada lavagem,dura séculos;)

Sofia e Beatriz disse...

Gosto muito de abrir a máquina e sentir o "cheiro a lavado".
Uso muito as marcas brancas, mas na roupa, uso a Marca Surf. Cara como o caraças, mas tem mesmo de ser. A minha água é dura (ou que raio é que lhe chamam), e se não usar um bom detergente, a roupa sai de lá tipo pedra. Já experimentei vários detergentes, e fiquei fã, deste.
:)
Bjos e Feliz Natal ♥

Melissa disse...

Sofia, vejo muito o Surf em promoção. Da próxima vez, dou-te uma apitadela!

c disse...

Uma vez estava eu a estender a roupa quando me lembrei q me tinha esquecido de por detergente na máquina. Ainda fiquei na dúvida, porque a roupa estava limpa, so q não cheirava a detergente. Desde entao uso sempre o minino, ou menos. Só para não dizer que não ponho nada.

Anónimo disse...

Olá,
estamos nos antípodas do consumo, quase dava para eu fazer um blog com as respostas do que eu faço em cada uma das situações de apresentas LOL. Ainda assim gosto de te ler e de tirar ideias :)
eu rendi-me às bolas de saponária. cada máquina de roupa sai a menos de 15 cêntimos. Para o tal cheirinho bastam umas gotas de um óleo essencial à escolha.
Para lavar lençóis e toalhas ponho amaciador de alguma ara biológica (mais baratos na Miosotis e no Corte Ingles o que nas grandes superfícies).
A Miosotis e Biocoop vendem as nozes de saponária a granel.

Melissa disse...

Mas isso é excelente, Cátia. Quanto mais diverso, melhor. Aprendemos todos uns com os outros.
As bolas de saponária são o mesmo que a okoball?

Há quem defenda que a lavagem é feita com água e esfrega-esfrega, mesmo. Um proceso mecânico. É como disse, conheço quem use uma colher de sopa de detergente para uma máquina toda.

c disse...

Melissa, eu já comprei na Biocoop as nozes de lavagem, são os frutos de uma árvore chamada saponária, dos quais também se pode fazer sabão, segundo me disseram. Colocam-se num saquinho de pano com a roupa dentro da máquina e podem ser usadas mais do que uma vez.